APRENDER A SER PROFESSOR(A): TRILHANDO PASSOS DO ENSINO E DA PESQUISA PELOS CAMINHOS DA EXTENSÃO.

  • Bárbara Negrini Lourençon IFSP/ Docente
  • Marcos Vinícius Ferreira Fernandes
  • Larissa Oliveira Moutinho da Silva
  • Sergio Ferreira Guimarães Júnior

Resumo

: Este artigo tem como objetivo difundir os resultados do projeto de extensão “Aprender Matemática: de aluno a professor numa escola de aplicação”. Em seu cerne há duas linhas de ação - o desenvolvimento da iniciação à docência e o ensino-aprendizagem da matemática em caráter complementar à educação regular. Ancorado na relação intrínseca entre ensino, pesquisa e extensão buscou a interação entre licenciandos em matemática e estudantes do ensino fundamental II regularmente matriculados em escolas públicas do município de Araraquara.  O trabalho desenvolvido no projeto atendeu a duas demandas importantes na educação brasileira - à formação de professores e ao ensino-aprendizagem de um dos componentes curriculares com baixo desempenho dos estudantes da educação básica, a matemática. Os resultados apontam para o fortalecimento de vínculos com a comunidade externa bem como para o alcance das propostas centrais, tais como a superação dos quadros detectados de ansiedade à matemática e o desenvolvimento da aprendizagem da docência por parte dos licenciandos participantes.  Verificou-se ainda o potencial do projeto para uma divulgação institucional contínua e de qualidade, uma vez que os participantes conheceram as dependências e o rol de cursos regulares do campus, tornando-se alunos em potencial.

Publicado
2020-02-13