AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO MATERIAIS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Andrea Santos Liu Instituto Federal de São Paulo
  • Rita de Cassia Silva IFSP
  • Luana dos Santos Lima IFSP

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência do projeto de extensão intitulado “Quimicando: a Arte e a Química em Histórias em Quadrinhos”, que foi criado no IFSP campus São José dos Campos em 2018, para ensinar química de maneira mais atrativa. A proposta desta ação de extensão foi viabilizar a produção de material didático lúdico pelos alunos do IFSP, objetivando-se despertar o interesse pela leitura, bem como o senso crítico dos alunos das escolas públicas. Observou-se que além de facilitar a aprendizagem dos conteúdos de química discutidos nas Histórias em Quadrinho, notou-se que a participação no projeto serviu para ampliar a visão dos estudantes sobre as Ciências da Natureza.

Biografia do Autor

Andrea Santos Liu, Instituto Federal de São Paulo

Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo (1995), graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (2014), mestrado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2006). Atualmente é professora em regime de dedicação exclusiva no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Novos Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: polímeros condutores, alumínio e corrosão. Também têm atuado no desenvolvimento de oficinas temáticas no ensino de química

Rita de Cassia Silva, IFSP

Discente do curso de Licenciatura em Química do IFSP do campus São José dos Campos. Bolsista do projeto de extensão Quimicando: a arte e a química em Histórias em Quadrinhos.

Luana dos Santos Lima, IFSP

Discente do curso de Licenciatura em Química do IFSP do campus São José dos Campos. Bolsista do projeto de extensão Quimicando: a arte e a química em Histórias em Quadrinhos.

Downloads

Publicado

2020-02-13

Edição

Seção

Relato de Experiência