EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO

  • Luciana Aparecida Farias Universidade Federal de São Paulo
  • Anna Karolina Osório Pimentel

Resumo

Estudos vêm revelando que dentre as atividades de extensão realizadas nas universidades, que já são mínimas quando comparadas às atividades de pesquisa, os projetos de extensão com a temática socioambiental são ainda mais incipientes, o que é preocupante, haja vista que esta problemática é uma questão presente e bastante atual. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi refletir a respeito das possibilidades e desafios de um projeto de extensão com a temática socioambiental a partir de um estudo de caso. A pesquisa foi realizada com 24 adolescentes (8ª série/9° ano do ensino fundamental e idade média de 14 anos) de uma escola da rede pública de ensino, em um contexto de vulnerabilidade socioambiental, no bairro Montanhão no município de São Bernardo do Campo. Foi possível constatar que uma prática extensionista de educação ambiental pode favorecer uma reflexão mais crítica em relação ao meio ambiente e questão socioambiental. Contudo, para uma maior efetividade, é necessário um trabalho contínuo.

Publicado
2020-02-13