DA RODA DE CONVERSA AO EMPODERAMENTO SOCIAL: A PARCERIA ENTRE OS PROJETOS DE EXTENSÃO "BECO L&L" E "VIVENDO A CIDADE"

Autores

  • Caroline Pinto de Oliveira Orsi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Rafael A. Orsi Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)
  • Claudia Freitas Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Amanda de Toledo Trentin Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Resumo

O projeto “Beco - Literatura e Linguagem” visa promover momentos de discussão no formato de rodas de conversa entre a comunidade interna e externa ao IFSP. Em 2018, os encontros realizados abordaram o patrimônio histórico e cultural da cidade de Araraquara devido a parceria firmada com a Unesp, por meio do projeto de extensão “Vivendo a cidade: o empoderamento social através do uso do patrimônio histórico e cultural e dos espaços públicos urbanos”.  Além dos encontros promovidos, a parceria possibilitou vários outros resultados positivos e tem se consolidado como uma significativa oportunidade de compartilhar conhecimentos e possibilitar o empoderamento social. 

Biografia do Autor

Caroline Pinto de Oliveira Orsi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Mestre em Educação e graduada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atua como professora de Geografia no ensino básico, técnico e tecnológico no IFSP/Araraquara. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e Educação à Distância.

Rafael A. Orsi, Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/Rio Claro (2004), mestre (2006) e Doutor (2009) em Geografia pela UNESP/Rio Claro. Atualmente é professor Assistente Doutor na UNESP/Araraquara, no Departamento de Antropologia, Política e Filosofia e está credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP/Araraquara. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Desenvolvimento Urbano e Ambiental - NEPDUA, credenciado no CNPQ . Desenvolve pesquisa voltada para a compreensão da problemática urbana, a produção e reprodução do espaço urbano e suas contradições, sua apropriação desigual e seus impactos socioambientais. Tem interesse pela dinâmica e desenvolvimento das cidades e a qualidade de vida neste espaço, destacando-se o setor habitacional e as políticas públicas ambientais.

Claudia Freitas Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Linguística (CAPES 7) do Instituto de Estudos da Linguagem na Unicamp (2015). Possui Mestrado em Linguística (CAPES 7) pela mesma universidade (2010). É licenciada em português e espanhol pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Possui experiência na área de Lingüística, com ênfase em Semântica Histórica da Enunciação e Semântica do Acontecimento, Análise do Discurso de linha francesa, História das Ideias Linguísticas e na área de Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como língua estrangeira. Professora do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - câmpus Araraquara. É líder do grupo de pesquisa "Linguagem e Contemporaneidade";.

Amanda de Toledo Trentin, Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Estudante de Graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr -UNESP). Membro do Grupo de Estudos interdisciplinares sobre Cultura e Desenvolvimento (GEICD), no período de abril de 2017 a março de 2018, (UNESP); E bolsista de iniciação científica no Programa PIBIC/CNPq/UNESP, com o Projeto "Democracia e Regionalismo na Formulação de Política Externa no Parlamento da América Central" de 01/08/2017 a 01/04/2018. Apresentação do Trabalho Integração Regional: Legitimidade e Democracia representativa no Parlamento da América Central no XXIX CIC da UNESP; Participação na Comissão Organizadora da 1ª Fase do XXIX CIC da UNESP e Publicação do artigo científico "Da teoria à prática: O parlamento centro-americano no site do Grupo de Pesquisas Observatório Regionalismo. Participação na empresa Paulista Júnior Projetos & Consultoria como Consultora da Coordenadoria de Gestão de Pessoas exercendo o projeto comercial PMO 1733 - Pesquisa de Mercado Marcio Ferrari e a organização do Processo Seletivo geral em 2018 - De abril de 2017 a abril de 2018. Atualmente - Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Desenvolvimento Urbano e Ambiental (NEPDUA) Bolsista no Projeto de Extensão Vivendo a cidade: o empoderamento social através do uso do patrimônio histórico e cultural e dos espaços públicos urbanos e Palestrante pelo projeto no encontro sobre Lendas Urbanas: o mito da serpente- IFSp- Câmpus de Araraquara. Apresentação do Projeto na 1ª Fase do 30º CIC da UNESP.

Downloads

Publicado

2020-02-13

Edição

Seção

Relato de Experiência