O PROCESSO EDUCATIVO NO PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA PESSOAS IDOSAS

Autores

  • Monica de Avila Todaro Universidade Federal de São João del-Rei
  • Gabriela Maria Firmino Universidade Federal de São João del-Rei

Resumo

Este artigo tem origem na experiência desenvolvida com um grupo de pessoas idosas, moradores de comunidades que fazem parte da cidade de São João Del- Rei. O presente trabalho é fruto de um projeto de extensão da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), no período entre 15/03/2018 a 05/12/2018, sob o título: “Alfabetização e Letramento para Pessoas Idosas”. Usamos o método (sistema) Paulo Freire, inspiradas na ideia de círculo de cultura, o qual enfatiza a transformação, tendo o diálogo como base da prática educativa. O objetivo do projeto foi desenvolver a leitura crítica dos educandos, por meio da reinvenção de fichas de cultura para ler o mundo contemporâneo. A experiência permitiu, a partir das peculiaridades do grupo, aproximar o pensamento freiriano da prática de alfabetização e letramento. Concluiu-se que pessoas idosas se alfabetizam e fazem uso social da escrita com sucesso quando exploram coletivamente as potencialidades do método/sistema criado e proposto por Freire.

Biografia do Autor

Gabriela Maria Firmino, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduada em Pedagogia. Bolsista de Extensão (PROEX-UFSJ).

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Publicado

2020-02-13