Ensino de gramática na universidade: uma proposta de trabalho com a concordância verbal e nominal

Autores

  • Aliana Lopes Câmara Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Matão
  • Natália França Brandão de Matos

Palavras-chave:

gramática reflexiva, norma-padrão, sequência didática, escrita científica

Resumo

No contexto acadêmico, ganha espaço a leitura e a produção de textos científicos, o que nos leva a propor este estudo sobre o ensino reflexivo de gramática. Atualmente, tem-se criticado muito o ensino de gramática normativa, cuja finalidade é apenas a memorização de regras que, em muitos casos, nunca serão usadas pelos alunos, nem mesmo em contextos formais. Isso não significa que não devemos abordar a norma padrão na sala de aula. Ao contrário, o ensino das normas gramaticais é fundamental nos cursos superiores, já que a escrita científica exige um alto grau de monitoramento linguístico. Este trabalho discute essa problemática, destacando a importância da gramática reflexiva como forma de ampliar a competência comunicativa exigida dos alunos do ensino superior, ao levá-los à reflexão sobre sua própria produção escrita. Objetiva-se elaborar uma sequência didática para o ensino de concordância verbal e nominal, seguindo a proposta de Travaglia (2009; 2011)  para o ensino de gramática reflexiva, e verificar, com sua aplicação em sala de aula, se essa metodologia contribui para o desenvolvimento da competência escrita dos alunos.

Biografia do Autor

Aliana Lopes Câmara, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Matão

Professora de espanhol e português, com experiência nas disciplinas de Leitura e Produção de Texto e Metodologia do Trabaho Cientifico

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Publicado

2018-08-06

Edição

Seção

Artigos