Análise do processo de planejamento de obras com ferramenta BIM: um estudo de caso

Autores

  • Ana Carolina Gyorfy Beltramini Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Votuporanga
  • Raphael Saverio Spozito Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Votuporanga

Resumo

Building Information Model (BIM) é um processo integrado de coordenação que permite, além da modelagem tridimensional, a gestão da informação durante todo o ciclo de vida do empreendimento. Um modelo digital BIM contém todos os dados e parâmetros necessários para a execução do projeto, além de possibilitar a compatibilização das diversas áreas envolvidas. No Brasil, o crescente uso dessa tecnologia é motivado não apenas pela produtividade na elaboração de projetos (BIM 3D), mas também pelo excelente controle nas etapas de planejamento (BIM 4D) e orçamentação (BIM 5D) de obras. O estudo de caso realizado consistiu na elaboração do planejamento 4D de uma edificação de pequeno porte com o uso dos softwares Revit e Navisworks, ambos da Autodesk. O intuito do estudo é analisar o processo de implementação do planejamento, com foco na modelagem e na inserção dos parâmetros necessários. Ao final do processo, o planejamento 4D apresentou uma visão da sequência executiva da obra, através da associação de cada atividade do cronograma ao seu respectivo elemento construtivo, ou seja, através da associação entre a modelagem 3D e o tempo. Cabe ressaltar que é necessário conhecer todo o processo construtivo envolvido, pois o projeto precisa ser modelado exatamente conforme será executado.

Biografia do Autor

Ana Carolina Gyorfy Beltramini, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Votuporanga

Discente no curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Votuporanga.

Raphael Saverio Spozito, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Votuporanga

Docente da área de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Votuporanga.

Downloads

Publicado

2021-12-13