Estratégias para o ensino de Ciências no PIBID: conexão entre Matemática e Química como alternativa de ensino-aprendizagem
Resumo
Este relato de experiência apresenta a vivência de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e executado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Matão, evidenciando um dos trabalhos desenvolvidos em uma Escola Estadual localizada no município de Matão, interior do Estado de São Paulo. A partir de um breve período de observação e diagnóstico da realidade escolar vivenciada durante o segundo semestre de 2018, foi possível constatar dificuldades dos alunos do Ensino Médio em relação aos conhecimentos de Matemática básica que são utilizados na disciplina de Química. Diante desse diagnóstico foi elaborada uma proposta de monitoria em Matemática direcionada para o ensino de Química aos alunos do Ensino Médio, para o período escolar de 2019. Como resultados, constatou-se que a monitoria se apresentou como uma ferramenta importante para o ensino de Matemática e de Química, reduzindo as dificuldades de aprendizagem dos estudantes observadas nesse espaço escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ficam concedidos à revista Cogitare todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Todas as informações e afirmações contidas nos textos serão de inteira responsabilidade do (s) autor (es).