Cartografia, Geografia e Geoprocessamento: um relato de experiência no curso Técnico de Informática integrado ao Ensino Médio do IFSP-Itapetininga/SP

Autores

  • Juliano Ricciardi Floriano Silva Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Itapetininga
  • Diânice Oriane da Silva Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Itapetininga

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de projeto de ensino voltado para o desenvolvimento dos conhecimentos de Cartografia e Geografia juntamente com as geotecnologias. Por meio do uso de mapas locais e imagens orbitais, foram trabalhados conteúdos específicos destas ciências, com o intuito de introduzir o uso do geoprocessamento por meio do software Quantum Gis (QGIS) com os alunos do curso de informática integrado ao ensino médio. Durante um trimestre os alunos aprenderam os conceitos básicos da Cartografia e sua aplicação na Geografia e, posteriormente, com o uso de computadores produziram mapas qualitativos e quantitativos locais.

Biografia do Autor

Juliano Ricciardi Floriano Silva, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Itapetininga

Docente da área de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Itapetininga.

Diânice Oriane da Silva, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Itapetininga

Docente substituta da área de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Itapetininga.

Downloads

Publicado

2021-12-19