English Club no formato online: relato de experiência com estudantes do ensino médio técnico do IFSP – Câmpus Piracicaba

Autores

  • Cauã Trevizan Gazana Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Piracicaba
  • Gabriella de Oliveira Bispo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Piracicaba
  • Fernanda Goulart Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Piracicaba

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências e resultados do projeto "English Club", no formato online, aplicado a um grupo inicial de 10 estudantes do ensino médio técnico em informática do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Piracicaba, no ano de 2020. O material didático, com foco comunicativo, foi elaborado pelos idealizadores do projeto e incluiu assuntos relevantes e de interesse para o público-alvo, com atividades que contemplaram as quatro habilidades da língua, a saber – compreensão auditiva, fala, leitura e escrita. A partir de entrevistas e conversas informais com os participantes do projeto, foi possível perceber que a experiência remota pode trazer resultados tão satisfatórios quanto a de modo presencial, principalmente por termos mostrado que é possível realizar um estudo autônomo além da sala de aula com materiais e conteúdos de interesse. Concluímos, por fim, que embutir esse tipo de projeto em instituições de ensino pode impulsionar a aquisição do idioma e ser uma ferramenta para criar interação e motivação, principalmente para alunos que têm dificuldade no aprendizado do inglês e enxergam a língua como uma barreira.

 

Biografia do Autor

Cauã Trevizan Gazana, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Piracicaba

Discente do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Piracicaba.

Gabriella de Oliveira Bispo , Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Piracicaba

Discente do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Piracicaba.

Fernanda Goulart , Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Piracicaba

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Piracicaba.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Edição

Seção

Relatos