A presença de Max Weber nos livros didáticos de Sociologia para o ensino médio

Autores

  • Renato Kendy Hidaka Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Birigui http://orcid.org/0000-0001-8013-8103
  • Aline Martins Gonçalves Ananias Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Birigui

Resumo

Este trabalho procura examinar o modo como a noção de capitalismo de Max Weber é apresentada nos livros didáticos de Sociologia para o ensino médio. Mais precisamente: 1) verifica-se, aqui, se estes livros fazem referência ao pensamento do sociólogo alemão e, em caso positivo, 2) evidencia-se a forma como a sua concepção de capitalismo é apresentada. Para tanto, 3) são identificados os conceitos de Weber utilizados nos livros para a compreensão da sociedade capitalista. A pesquisa foi desenvolvida com base em metodologia qualitativa, empregando a técnica de Análise de Conteúdo categorial de Bardin. Foram utilizados como objetos de análise cinco dos seis livros didáticos de Sociologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o triênio 2015-2017. São eles: 1) Tempos Modernos, de H. Bomeny e outros autores, 2) Sociologia em Movimento, de A. Silva e outros, 3) Sociologia Hoje, de I. J. R. Machado e outros, 4) Sociologia para Jovens do Século XXI, de L. F. Oliveira e outros, e 5) Sociologia, de S. M. Araújo e outros.

Biografia do Autor

Renato Kendy Hidaka, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Birigui

Professor da área de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Birigui

Aline Martins Gonçalves Ananias, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Birigui

Graduanda do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - câmpus Birigui

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Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigos