Articulações entre a pedagogia e os saberes geográficos: contribuições da categoria território educacional às análises em epistemologia da educação

Autores

  • Pedro Henrique Joaquim Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Campos do Jordão
  • Leandro Marcos Tessari Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Campos do Jordão

Resumo

O presente artigo tem como intenção, tecer possíveis relações entre a categoria território geográfico e os saberes pedagógicos, proporcionando ao pedagogo utilizá-la para interpretar o espaço educacional produzido pela realização de teorias e práticas pedagógicas. Trata-se de oferecer subsídios teóricos aos pedagogos para contribuir com sua formação em termos de ampliação epistemológica com as quais balizam suas práticas educacionais. Primeiramente, discute -se o estatuto epistemológico da pedagogia, perpassando por reflexões a respeito da natureza e especificidade do fenômeno educação. A partir de então, empreendem-se relações entre os saberes pedagógicos e contribuições dos saberes geográficos, quais sejam, os elementos espaço geográfico e território geográfico, a fim de possibilitar ao pedagogo uma interpretação das realizações educacionais nas dinâmicas espaciais sob a égide da análise de territórios educacionais. Por fim, empreendeu-se uma investigação empírica, somada de entrevistas semiestruturadas e não estruturadas com os docentes das respetivas aulas observadas, a fim confirmar os resultados construídos teoricamente, buscando-se aproximar a categoria território educacional às praticidades da sala de aula em uma escola municipal de ensino fundamental em Campos do Jordão (SP).

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Publicado

2020-11-20

Edição

Seção

Artigos