O processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos e as contribuições midiáticas

Autores

  • Adauto Luiz Carrino Unesp - FCLAr - Araraquara
  • José Alex Trajano dos Santos Faculdade Venda Nova do Imigrante

Resumo

A alfabetização se constitui como um dos processos de maior valor emancipatório, político-social do sujeito em marcação de seu pertencimento a sociedade e compreensão crítica de seu mundo. Delineamos assim o questionamento desse estudo, na forma como se conduz o olhar sobre os enredos midiáticos e suas possíveis relações no processo de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tal, esse estudo tem como objetivo analisar os discursos que remetem a contribuição dos enredos midiáticos em relação ao processo de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos, incutindo valores a sua subjetividade e emancipação. Almeja-se, com o objetivo proposto, desdobrarmos como procedimento metodológico, um levantamento bibliográfico, relacionando princípios fundamentados em metodologias que contribuem para o aprendizado e o processo de alfabetização e, unificado a essa metodologia, nos debruçamos sobre os embasamentos teóricos dos pensamentos bakhtianos com o olhar sobre a alteridade, a constituição do sujeito na e pela linguagem, o conceito de acabamento, assim como a conscientização e emancipação encontrando as linhas do pensamento Freireano. Com isto, acreditamos em uma escola e educação que instituem a transformação do indivíduo, agregando os valores midiáticos como forma de aprendizado no processo de alfabetização.

Biografia do Autor

Adauto Luiz Carrino, Unesp - FCLAr - Araraquara

Doutorando em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara -  (FCLAr)/UNESP)  - Araraquara - SP.  Docente em Marketing na Fatec Araraquara/SP e Etec Dans Taquaritinga/SP. 

José Alex Trajano dos Santos , Faculdade Venda Nova do Imigrante

Pós-graduando em Docência do Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos - Faculdade Venda Nova do Imigrante - Santo André – SP. Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Anhanguera de Santo André – SP - Gestor e Docente na Associação Comunitária Educacional Cícera Tereza dos Santos.

Downloads

Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Artigos