O processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos e as contribuições midiáticas
Resumo
A alfabetização se constitui como um dos processos de maior valor emancipatório, político-social do sujeito em marcação de seu pertencimento a sociedade e compreensão crítica de seu mundo. Delineamos assim o questionamento desse estudo, na forma como se conduz o olhar sobre os enredos midiáticos e suas possíveis relações no processo de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tal, esse estudo tem como objetivo analisar os discursos que remetem a contribuição dos enredos midiáticos em relação ao processo de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos, incutindo valores a sua subjetividade e emancipação. Almeja-se, com o objetivo proposto, desdobrarmos como procedimento metodológico, um levantamento bibliográfico, relacionando princípios fundamentados em metodologias que contribuem para o aprendizado e o processo de alfabetização e, unificado a essa metodologia, nos debruçamos sobre os embasamentos teóricos dos pensamentos bakhtianos com o olhar sobre a alteridade, a constituição do sujeito na e pela linguagem, o conceito de acabamento, assim como a conscientização e emancipação encontrando as linhas do pensamento Freireano. Com isto, acreditamos em uma escola e educação que instituem a transformação do indivíduo, agregando os valores midiáticos como forma de aprendizado no processo de alfabetização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ficam concedidos à revista Cogitare todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Todas as informações e afirmações contidas nos textos serão de inteira responsabilidade do (s) autor (es).