Revista Compartilhar
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<p><em>Compartilhar</em> é a revista da Pró-reitoria de Extensão e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) dedicada à divulgação de trabalhos elaborados e desenvolvidos sob a perspectiva da extensão nos contextos regional e nacional.</p> <p>Os textos publicados apresentam conteúdo interdisciplinar vinculado às áreas temáticas da extensão estabelecidas na Política Nacional de Extensão, a saber: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Meio Ambiente.</p> <p>As edições são divididas em três seções. Na primeira, são apresentadas matérias que contextualizam a política da extensão do IFSP e aprofundam algumas experiências. Na segunda seção, apresentamos um conjunto de artigos que versam sobre ações extensionistas do IFSP e de outras Instituições Públicas de Ensino Superior ou de Educação Profissional. Por fim, a última seção desta revista é composta por relatos de experiências extensionistas do IFSP.</p>pt-BRcompartilhar@ifsp.edu.br (Revista Compartilhar)ddext@ifsp.edu.br (Diretoria de Desenvolvimento Extensionista)Thu, 26 Jun 2025 19:00:10 -0300OJS 3.3.0.20http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss60Atividades Extensionistas na Agenda 2030
https://ojs.ifsp.edu.br/compartilhar/article/view/2750
<p>O presente trabalho objetiva analisar as características dos projetos extensionistas do Cefet-RJ no período 2018-2022, relacionando com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Como método, adotou-se a pesquisa qualitativa exploratória, baseada em pesquisa de campo e documental. Os resultados obtidos mostram que ainda há um longo caminho a se desenvolver para a conscientização da Agenda 2030 relacionadas a práticas mais sustentáveis na sociedade.</p>Ana Beatriz Dutra Santos Pereira, Aline Guimarães Monteiro Trigo, Claudia Fragelli, Ursula Maruyama
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https://ojs.ifsp.edu.br/compartilhar/article/view/2750Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 -0300Gestão Estratégica e Agenda 2030 da ONU
https://ojs.ifsp.edu.br/compartilhar/article/view/2749
<p>A Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI) foi criada no Cefet-RJ em 2017 com a finalidade de estabelecer parâmetros institucionais de sustentabilidade ambiental e articular com a comunidade suas ações. Desde a sua criação, esse órgão manteve parceria com a Extensão, buscando, por meio de diferentes projetos, associar à melhoria de gestão, o monitoramento de ações e transparência à comunidade. Dessa forma, o presente trabalho objetiva destacar importantes contribuições do portfólio da DISAI e seus parceiros com enfoque nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Como método, adotou-se o Estudo Múltiplo de Casos a partir de observação participante. Os resultados obtidos mostram que há potencial para ser espelhado em iniciativas de extensão por toda Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica.</p>Aline Guimarães Monteiro Trigo, Claudia Fragelli, Valeria Pereira, Ursula Maruyama
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https://ojs.ifsp.edu.br/compartilhar/article/view/2749Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 -0300Agricultora familiar de base agroecológica: uma experiência de formação de mulheres no Vale do Ribeira
https://ojs.ifsp.edu.br/compartilhar/article/view/2740
<p>O curso "Agricultora Familiar de Base Agroecológica" foi desenvolvido para mulheres em situação de vulnerabilidade social no Vale do Ribeira, visando sua capacitação em práticas sustentáveis e geração de renda. Com abordagem interdisciplinar, o curso abordou agroecologia, economia feminista e gestão da produção, promovendo a autonomia econômica das participantes e fortalecendo a agricultura familiar na região. A metodologia combinou teoria e prática, valorizando os saberes locais e fomentando redes de apoio. Parcerias institucionais foram essenciais para a execução do projeto, que gerou impactos significativos na vida das estudantes e nas comunidades atendidas.</p>Dra. Fernanda Cristina dos Santos Tibério, Dra. Heloisa Santos Molina Lopes , MSc. Juliana Cesário Aragi , Dra. Paula Larangeira Garcia Martins
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https://ojs.ifsp.edu.br/compartilhar/article/view/2740Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 -0300AGROFLORIF: UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM A CÉU ABERTO
https://ojs.ifsp.edu.br/compartilhar/article/view/2737
<p>A preocupação com a degradação ambiental é crescente no meio científico, social e político, sendo necessárias mudanças no modo de pensar e agir da sociedade. Considerando que a agricultura convencional favorece a exaustão dos recursos naturais, o modelo de produção das agroflorestas emerge com grande potencial na segurança alimentar, preservação ambiental e bem-estar. O Projeto AgroflorIF há cinco anos se fortalece como instrumento formativo de construção e compartilhamento de conhecimento em preservação ambiental. Este relato exemplifica a articulação entre ensino, pesquisa e extensão com foco na educação agroecológica nos dois últimos anos, envolvendo ações dentro e fora da matriz curricular.</p>Bruna Stuqui, Gabriela Salvador de Amo, Gustavo Bomfim Rodrigues, Rafaela de Souza Barbosa
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https://ojs.ifsp.edu.br/compartilhar/article/view/2737Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 -0300DIÁLOGOS SOCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE
https://ojs.ifsp.edu.br/compartilhar/article/view/2741
<p style="text-align: justify;">O Projeto de Extensão Diálogos Sociais, promovendo ações extensionistas (palestras virtuais; banco de dados nacionais e internacionais; cursos/oficinas à distância) com vistas a atender a demandas sociais, econômicas e ambientais, impactou diretamente mais de 1.700 participantes, superando a meta inicial de 150 inscritos. As atividades se basearam em princípios de transdisciplinaridade, relevância social e uso de tecnologias digitais, fomentando o debate crítico e a articulação entre universidade e comunidade. Este relato apresenta a experiência extensionista, destacando suas contribuições, desafios e aprendizados adquiridos, enfatizando seu papel transformador na construção de um modelo de educação inclusiva e emancipadora.</p>Osvaldo Manuel da Silva, Edvania de Oliveira Ferreira, Abna Loa Nancofé, Sâmia Nagib Maluf
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https://ojs.ifsp.edu.br/compartilhar/article/view/2741Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 -0300Formação de Agentes de Educação Ambiental no IFSP São Roque: Relato de Experiência de um Curso de Extensão
https://ojs.ifsp.edu.br/compartilhar/article/view/2743
<p>Este artigo apresenta um relato de experiência sobre o curso de extensão Agentes de Educação Ambiental, realizado no IFSP campus São Roque entre outubro e dezembro de 2024. A formação articulou teoria e prática por meio do planejamento, implementação e avaliação de uma intervenção socioambiental com tema gestão de resíduos sólidos e reciclagem, promovendo o protagonismo dos participantes no processo de aprendizagem. A iniciativa buscou dialogar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente nas áreas de educação e saneamento. Os resultados indicam o potencial da educação ambiental crítica na formação de cidadãos engajados e na construção de sociedades mais sustentáveis.</p>Rachel Andriollo Trovarelli, Fernanda Asseff Menin
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https://ojs.ifsp.edu.br/compartilhar/article/view/2743Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 -0300IMPLANTAÇÃO DE UMA HORTA ESCOLAR NO IFSP - CAMPUS ITAQUAQUECETUBA
https://ojs.ifsp.edu.br/compartilhar/article/view/2746
<p><span style="font-weight: 400;">Este projeto viabilizou a implantação experimental de uma horta escolar no IFSP </span><em><span style="font-weight: 400;">Campus</span></em><span style="font-weight: 400;"> Itaquaquecetuba, objetivando a criação de um espaço educativo interdisciplinar agradável, a aquisição de uma aprendizagem ativa, o desenvolvimento da responsabilidade, colaboração, respeito pela natureza, etc. Foram desenvolvidas atividades como: campanhas de captação de materiais; arrecadação de garrafas PET; oficinas de plantio; cultivo de mudas pelos estudantes; análise do solo; mini feira de doação/trocas de mudas, visitas domiciliares à vizinhança; entre outras. Apesar dos desafios enfrentados, a receptividade da comunidade escolar à horta foi muito positiva, e a ação proporcionou inúmeras experiências e possibilidades educativas.</span></p>Debora Cavalcante da Silva, Dra. Cecília Midori Ikegami, Sidinei Roberto Nobre Junior
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https://ojs.ifsp.edu.br/compartilhar/article/view/2746Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 -0300Integração entre Programas e Projetos de Extensão na área da Educação:
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<p>A história da educação básica e universitária brasileira é marcada pela exclusão de grande parte da sociedade brasileira, em especial da classe trabalhadora, e a luta pelo acesso à educação tem se constituído uma das bandeiras das mobilizações de trabalhadores e trabalhadoras e seus filhos e filhas, sendo os cursinhos pré-vestibulares populares e comunitários uma das estratégias de enfrentamento de maior crescimento nas últimas décadas. O objetivo deste trabalho é registrar a memória de experiências de programa e projetos educacionais extensionistas de luta de estudantes das escolas públicas no enfrentamento aos processos seletivos, mas também na difícil escolha de profissão, carreira, curso e instituição de ensino. A metodologia consistiu no estudo documental dos projetos e relatórios do programa Cursinho Pré-vestibular Comunitário do IFSP campus Sertãozinho e dos projetos Sistema de Informação ao Vestibulando (INFOVEST) e Congresso de Profissões implementados neste Campus. Os resultados encontrados indicam que nas escolas estaduais uma grande parcela dos estudantes apresentava pouca informação sobre processos seletivos das universidades, os cursos oferecidos e as políticas de permanência e êxito, bem como a natureza dos cursos e da atuação do profissional formado. A socialização de informações (INFOVEST) e o acesso às atividades e estruturas de suporte a estes estudantes vestibulandos (Congresso de Profissões e/ou Cursinho) aumentou a autoestima, o interesse e a participação destes na busca pelo ensino universitário. A integração entre o Programa e os Projetos potencializou as oportunidades para os estudantes das escolas públicas e cursinhos populares e comunitários atendidos, como as aprovações em instituições de ensino universitário, mas também em cursos técnicos e em processos de seleção para o mundo do trabalho.</p>Reinaldo Tronto
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https://ojs.ifsp.edu.br/compartilhar/article/view/1194Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 -0300Projeto de Extensão “Leis 10.639/03 e 11.645/08: educação antirracista e relações étnico-raciais”: relatos de práticas pedagógicas fundamentadas nas ODS 4 e 10
https://ojs.ifsp.edu.br/compartilhar/article/view/2755
<p><span style="font-weight: 400;">O Projeto de Extensão objetivou expandir o conhecimento de docentes e discentes da Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) a respeito da história e cultura dos povos originários. Os temas e questões fundamentados nas leis 10.639/03 e 11.645/08 se mostraram amplos, sendo necessário a busca por novas fontes e formas de adquirir conhecimento, promovendo contato direto com práticas e objetos culturais, artísticos e religiosos. As atividades ocorreram em 4 etapas, com a finalidade de contribuir para uma educação antirracista, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis 4 - Educação de Qualidade e 10 - Redução de Desigualdades.</span></p>Ana Beatriz Maia Garcia, Priscila Elisabete da Silva
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https://ojs.ifsp.edu.br/compartilhar/article/view/2755Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 -0300