IMPLANTAÇÃO DE UMA HORTA ESCOLAR NO IFSP - CAMPUS ITAQUAQUECETUBA

Autores

  • Debora Cavalcante da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Itaquaquecetuba
  • Dra. Cecília Midori Ikegami Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Itaquaquecetuba
  • Sidinei Roberto Nobre Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Itaquaquecetuba

Resumo

Este projeto viabilizou a implantação experimental de uma horta escolar no IFSP Campus Itaquaquecetuba, objetivando a criação de um espaço educativo interdisciplinar agradável, a aquisição de uma aprendizagem ativa, o desenvolvimento da responsabilidade, colaboração, respeito pela natureza, etc. Foram desenvolvidas atividades como: campanhas de captação de materiais; arrecadação de garrafas PET; oficinas de plantio; cultivo de mudas pelos estudantes; análise do solo; mini feira de doação/trocas de mudas, visitas domiciliares à vizinhança; entre outras. Apesar dos desafios enfrentados, a receptividade da comunidade escolar à horta foi muito positiva, e a ação proporcionou inúmeras experiências e possibilidades educativas.

Biografia do Autor

Debora Cavalcante da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Itaquaquecetuba

Trabalho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) como Técnica em Assuntos Educacionais desde 2011, atuando no setor sociopedagógico da área educacional. Possuo Mestrado em Ciências pelo programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos. Possuo especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID), e formação em Letras pela Universidade Braz Cubas. Tenho interesse em temas relacionados à educação de um modo geral; assim como assuntos voltados para a prevenção ao uso de drogas no ambiente escolar, e ao fortalecimento de fatores de proteção contra vulnerabilidades de estudantes, em especial de adolescentes, por meio de ações baseadas em evidências científicas.

Dra. Cecília Midori Ikegami, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Itaquaquecetuba

  1. Doutora em Bioquímica. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Sidinei Roberto Nobre Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Itaquaquecetuba

  1. Estudante de graduação em Gestão Pública. Servidor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

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Publicado

2025-06-26