Integração entre Programas e Projetos de Extensão na área da Educação:
Cursinho Pré-vestibular Comunitário, Sistema de Informação ao Vestibulando (INFOVEST) e Congresso de Profissões
Resumo
A história da educação básica e universitária brasileira é marcada pela exclusão de grande parte da sociedade brasileira, em especial da classe trabalhadora, e a luta pelo acesso à educação tem se constituído uma das bandeiras das mobilizações de trabalhadores e trabalhadoras e seus filhos e filhas, sendo os cursinhos pré-vestibulares populares e comunitários uma das estratégias de enfrentamento de maior crescimento nas últimas décadas. O objetivo deste trabalho é registrar a memória de experiências de programa e projetos educacionais extensionistas de luta de estudantes das escolas públicas no enfrentamento aos processos seletivos, mas também na difícil escolha de profissão, carreira, curso e instituição de ensino. A metodologia consistiu no estudo documental dos projetos e relatórios do programa Cursinho Pré-vestibular Comunitário do IFSP campus Sertãozinho e dos projetos Sistema de Informação ao Vestibulando (INFOVEST) e Congresso de Profissões implementados neste Campus. Os resultados encontrados indicam que nas escolas estaduais uma grande parcela dos estudantes apresentava pouca informação sobre processos seletivos das universidades, os cursos oferecidos e as políticas de permanência e êxito, bem como a natureza dos cursos e da atuação do profissional formado. A socialização de informações (INFOVEST) e o acesso às atividades e estruturas de suporte a estes estudantes vestibulandos (Congresso de Profissões e/ou Cursinho) aumentou a autoestima, o interesse e a participação destes na busca pelo ensino universitário. A integração entre o Programa e os Projetos potencializou as oportunidades para os estudantes das escolas públicas e cursinhos populares e comunitários atendidos, como as aprovações em instituições de ensino universitário, mas também em cursos técnicos e em processos de seleção para o mundo do trabalho.