DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE DETECÇÃO DE FALHAS DE DESBALANCEAMENTO, ON LINE, BASEADO EM FPGA PARA APLICAÇÃO EM MÁQUINAS ROTATIVAS DE INDUÇÃO

Autores

  • Guilherme Kenji Yamamoto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Resumo

Historicamente, é de conhecimento da comunidade científica que, há mais de cem anos, o homem utiliza sua experiência para analisar problemas ocorridos em máquinas por meio da audição de ruídos provocados por vibrações em determinadas partes. Até num passado recente, para executar esta observação, operários colocavam a ponta de uma barra metálica na região da máquina a estudar e a outra extremidade no ouvido, para sentirem e ouvirem o que estava ocorrendo, e por meio da sensibilidade e experiência desenvolvida por cada um, tentar determinar um diagnóstico. Esta prática ainda é muito comum em oficinas nas quais os mecânicos utilizam chaves de fendas compridas para diagnosticar, por meio da audição, problemas diversos de máquinas em funcionamento, como por exemplo, o desbalanceamento, tema abordado neste estudo. Durante os últimos anos tem ocorrido uma grande evolução tecnológica na área de processamento digital de sinais, eletrônica, microeletrônica, informática e instrumentação, abrangendo inovações tanto em hardware como em software. Tais inovações permitiram o desenvolvimento de novas metodologias de detecção e diagnósticos de falhas em máquinas rotativas. Este trabalho apresenta um estudo sobre análise de vibrações a partir de gráficos (espectros de frequência) e o desenvolvimento de uma bancada experimental de testes, que em conjunto, permitem que um maior número de pessoas treinadas, independente da larga experiência no diagnóstico de falhas, possam analisar e determinar perfeitamente o diagnóstico sobre as condições de funcionamento da máquina rotativa. Será abordado um estudo de caso na área de detecção de falhas de desbalanceamento em máquinas rotativas.[T1] 

 [T1]

Aqui termina o resumo, preferencialmente com palavras, ou esta quantidade de caracteres deste modelo com Fonte 12 pts – itálico - justificado  (Normas do Núcleo da Revista Sinergia desde 2000).

Normas da ABNT NBR 6022-2003:

6.1.3 Resumo na língua do texto

Elemento obrigatório, constituído de uma seqüência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conforme a NBR 6028.

Biografia do Autor

Guilherme Kenji Yamamoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Guilherme Yamamoto é formado em engenharia elétrica pela Universidade São Judas Tadeu desde 2010 e atualmente está cursando mestrado em automação e controle de processos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Com experiência de dois anos na empresa National Instruments, onde iniciou como Engenheiro de Aplicações, função a qual ministrou diversos treinamentos relacionados ao ambiente gráfico de programação LabVIEW. É certificado CLAD (Certified LabVIEW Associate Developer). Rapidamente assumiu a função de Engenheiro em Marketing Técnico nos segmentos relacionados a monitoramento & controle embarcado e acadêmico.

Downloads

Publicado

12.11.2018

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares