Leitura do texto literário

Ernani Terra

Resumo


Apresentam-se subsídios teóricos para a leitura de textos literários com fundamento na Semiótica discursiva, especialmente como essa disciplina concebe o texto.  São apresentados e discutidos os conceitos de leitura, texto e literatura. Leitura é apresentada como construção de sentido a partir da interação de enunciador e enunciatário, mediada pelo texto, entendido como um todo de sentido e como objeto de comunicação entre sujeitos e resultante da superposição de dois planos interdependentes, uma expressão, de ordem sensorial e concreta, e um conteúdo, de ordem cognitiva e abstrata. Para conceituar literatura, procura-se ir além de uma avaliação subjetiva, apresentando-a apenas sob o viés estético, na medida em que se enfatiza o seu caráter institucional.


Palavras-chave


Literatura. Leitura. Texto. Semiótica.

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Márcia. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Unesp, 2006.

ASSIS, Machado de. A cartomante. In: _____. Obra completa. Vol. 2. Rio de Janeiro: Editora José Aguilar, 1962a, p. 477-483.

ASSIS, Machado de. Missa do galo. In: _____. Obra completa. Vol. 2. Rio de Janeiro: Editora José Aguilar, 1962b, 605-611.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. 4. ed. São Paulo: Ática, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte II – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, DF, 2000.

LISPECTOR, Clarice. Uma galinha. In: _____. Todos os contos. Rio de Janeiro: Rocco, 2016. p. 156-158.

TERRA, Ernani; PACHECO, Jessyca. O conto na sala de aula. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017.

VEIGA, J. J. A máquina extraviada. In: MORICONI, I. (Org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 229-232.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-2790 - Revista Metalinguagens