AS PESQUISAS BRASILEIRAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DV´S INCLUSOS: UMA REVISÃO CATEGORIZADA

Autores

Resumo

O artigo aqui apresentado[1] traz os resultados de uma pesquisa vinculada ao Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Paraná/Campus de Campo Mourão, desenvolvida pelo primeiro autor[2] e sob a orientação do segundo. Buscou-se traçar um panorama atualizado das pesquisas que versam sobre o ensino de Matemática para DV’s inclusos e que foram publicadas em periódicos científicos brasileiros online da área de Ensino e Educação Especial, no período de 2006 à 2016. O objetivo foi o de identificar os principais aspectos abordados nessas pesquisas. Os resultados aqui apresentados são expressos por meio de quatro categorias, construídas a partir dos objetivos principais enunciados em cada um dos 25 textos encontrados. Com os objetivos dos textos elencados, o processo de categorização se deu pela convergência entre os interesses comuns das investigações. As categorias construídas foram: Comunicação e linguagem nas aulas de Matemática para alunos DV’s, Pesquisas acerca do ensino de Matemática para DV’s e o destaque à geometria, Tecnologias Assistivas no ensino de Matemática para deficientes visuais e A formação de professores de Matemática e os alunos DV’s.


[1] O presente artigo é uma versão ampliada de outro, publicado nos Anais do XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática.

[2] Pesquisa financiada por meio de bolsas de estudos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ. 

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas