A BALESTILHA: UM INSTRUMENTO NÁUTICO COMO RECURSO PARA ABORDAR CONCEITOS MATEMÁTICOS

Autores

  • Antonia Naiara de Sousa Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará

Resumo

Dentre as várias possibilidades de unir teoria à prática no ensino de matemática, o estudo de instrumentos históricos surge no intuito de contribuir para o entendimento de uma matemática prática incorporada ao longo da história, oportunizando assim um ensino diferente do tradicional. Assim, em meio aos vários instrumentos inseridos entre os séculos XVI e XVIII, destacamos neste trabalho a Balestilha, um dispositivo náutico, de origem desconhecida, cuja finalidade era mensurar a altura de uma estrela em relação à linha do horizonte, ou distância entre dois astros, sendo essa medida de caráter angular. Logo, o intuito desse artigo é conhecer a percepção dos professores, em formação, sobre a viabilidade do uso da Balestilha para abordagem de conceitos matemáticos na Educação Básica. No primeiro momento, fizemos uso de metodologia qualitativa com aporte bibliográfico, buscando assim, trabalhos que tratassem sobre instrumentos históricos de medida. Em seguida, fizemos um levantamento de todos os instrumentos históricos, mais especificamente, os náuticos, usados entre os séculos XV e XVIII, isto feito, escolhemos apenas um deles para trabalhar de forma mais aprofundada, a Balestilha. No segundo momento, fizemos uso de uma metodologia de estudo de caso, para fundamentar e conduzir o trabalho realizado dentro do Curso de Extensão. A proposta de utilização da Balestilha para abordagem de conceitos matemáticos na sala de aula foi bem acolhida pelos participantes, no intuito de agregar, às suas aulas, práticas diferentes de se ensinar os conhecimentos matemáticos, de maneira a torná-los mais significativos e claros para os estudantes. 

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Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Comunicações Científicas