Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro veículo (periódico ou evento); caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto cita ao menos um outro trabalho já publicado na Hipátia; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Todas as figuras e quadros que não forem absolutamente essenciais foram retirados, sendo que os restantes estão todos numerados e devidamente citados ao longo do texto (não utilizar "figura seguinte", "quadro abaixo" e sim "Figura 1", "Quadro 1" etc.).
  • O texto não contém "apêndices/anexos" e, em caso de adaptação de trabalho de conclusão de curso, dissertação ou tese, as modificações de formato necessárias foram feitas.
  • Para os trabalhos resultantes de projetos de iniciação científica e/ou trabalhos de conclusão de curso, aluno e orientador são autores.
  • O arquivo da submissão está em Word for Windows (extensão .doc ou docx).
  • URL para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista (os trabalhos enviados fora do template da revista serão encaminhados de volta aos autores).
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word. Em caso de citação de autores, "Autor" e ano são usados na bibliografia e notas de rodapé, ao invés de Nome do autor, título do documento, etc. (a cópia identidicada deve ser submetida nos documentos suplementares).
  • Após iniciado o processo de avaliação, o texto só será retirado por parte dos autores em casos excepcionais devidamente justificados (deve-se evitar ao máximo a retirada de um manuscrito cuja análise já tenha sido iniciada em respeito ao trabalho dos editores, pareceristas e revisores, já que a revista não cobra qualquer valor dos autores).
  • Os autores estão cientes que, em caso de publicação, o texto passará por revisão de língua portuguesa e também por um processo de diagramação e, como resultado dessas etapas, algumas modificações de forma e de texto não indicadas em etapas anteriores poderão ser necessárias.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos a serem submetidos à revista devem atender as normas presentes abaixo, um arquivo-modelo pode ser baixado aqui (para ensaios, artigos, ou trabalhos de iniciação científica) ou aqui (resenhas). Os trabalhos que forem enviados fora dos padrões da revista serão recusados. Não é cobrado qualquer valor sobre o envio e processamento dos artigos. 

1 Submissão 
O original deve ser submetido por meio da Plataforma SEER (http://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia).  

2 Formatação/composição do artigo
O texto deve ser elaborado em Word for Windows (extensão docx) com fonte Helvética ou Arial, atendendo às seguintes especificações de formatação e composição:

2.1 Tamanho do artigo
Para a seção Artigos, entre 10 e 25 laudas; no caso de trabalhos para a seção Iniciação Científica, entre 5 e 15 laudas. Layout da página: papel A4, margens 2 cm. O original submetido deve seguir a estrutura abaixo especificada, atendendo inclusive à ordem dessa apresentação.

2.2 Título
Iniciais em maiúsculas; tamanho 14; em negrito; entrelinhas simples; espaçamento 3pt depois; justificado. Sub-título (se houver): todas as palavras em minúsculas (exceto nomes próprios), tamanho 12, sem negrito, separado do título apenas por uma quebra de linha.

2.3 Título em língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês)
Iniciais em maísculas; tamanho 12; em negrito; entrelinhas simples; espaçamento 3pt depois; justificado; separado do Título por uma linha tamanho 11, entrelinhas simples. Sub-título (se houver): todas as palavras em minúsculas (exceto nomes próprios), tamanho 11, sem negrito, separado do título apenas por uma quebra de linha. 

2.4 Nome(s) do(s) autor(es)
Fonte tamanho 11; entrelinhas simples; justificado; sobrenome para citação negritado; separado do Título em língua estrangeira por uma linha tamanho 11, entrelinhas simples. É necessário inserir nota de rodapé (com marca personalizada *, **, *** etc), para cada autor, constando os seguintes dados: maior titulação já obtida, nome da instituição (SIGLA) em que foi obtida a titulação. Instituição a que está vinculado (SIGLA), cidade, estado e país. ID Lattes. Orcid ID. Endereço eletrônico para contato. Para a trabalhos de Iniciação Científica, tanto o aluno quanto o orientador devem ser autores do trabalho, sendo que é preferível que o aluno conste como o primeiro deles.

2.5 Resumo
A palavra Resumo deve ser escrita em tamanho 10; em negrito; entrelinhas simples; espaçamento 3pt antes e 3pt depois; centralizado; separado do(s) nome(s) do(s) autor(es) por uma linha tamanho 11, espaçamento simples. O resumo do artigo deve ser escrito em fonte tamanho 10; espaçamento simples; justificado; sem recuo de parágrafo; contendo de 100 a 200 palavras. O resumo deve enunciar claramente, mas de forma sintética, o problema de pesquisa, a abordagem metodológica empreendida, resultados e conclusões. 

2.6 Palavras-chave
Podem ser usadas de três até cinco palavras-chave que, segundo os autores, sintetizem claramente o tema, o conteúdo e a metodologia do artigo (é recomendável que não se utilize nas palavras-chave palavras que já apareçam no título do artigo). As palavras-chave devem ser escritas logo depois do fim do resumo, sem quebra de linha, com o mesmo estilo do resumo, separadas dele apenas pela expressão "Palavras-chave:" que deve ser grafada com o mesmo estilo do resumo porém com negrito. As iniciais das palavras devem ser escritas em letra minúscula (exceto a primeira letra inicial e os nomes próprios) e separadas por ponto final.

2.7 Resumen/Résumé/Abstract
A palavra Resumen/Résumé/Abstract deve ser escrita em tamanho 10; em negrito; entrelinhas simples; espaçamento 3pt antes e depois; centralizado; separado das Palavras-chave por uma linha tamanho 11, entrelinha simples. O resumo do artigo em língua estrangeira deve ser elaborado em espanhol, francês ou inglês, seguindo tanto quanto possível a redação utilizada no Resumo, e deve ser elaborado em fonte tamanho 10; entrelinhas simples; justificado; sem recuo de parágrafo.

2.8 Palabras clave/Mots-Clés/Keywords
As Palabras clave/Mots-Clés/Keywords são as versões, em língua estrangeira, mais adequadas e próximas às Palavras-chave e devem ser apresentadas utilizando o mesmo estilo do das Palavras-chave.  

2.9 Textos em língua estrangeira
No momento a HIPÁTIA aceita apenas textos escritos em língua portuguesa ou língua espanhola.

3 Detalhes sobre o corpo do texto
A fonte do corpo do artigo deve ser tamanho 11; entrelinhas 1,15; espaçamento antes e depois 3pt, salvo menção em contrário. Evitar ao máximo o destaque de palavras/frases ao longo do texto, porém quando for estritamente necessário fazê-lo, utilizar o recurso itálico, nunca negrito ou sublinhado.

3.1 Indicativo de seção
São empregados algarismos arábicos na numeração e deve-se limitar a numeração progressiva até a seção terciária (ex: 1, 1.1, 1.1.1..., 2, 2.1, 2.1.1...). Os títulos das seções primárias devem vir em fonte tamanho 11; caixa alta; em negrito; sem recuo; entrelinhas 1,15; espaçamento 3pt antes e depois. A primeira seção primária deverá estar separada das Palabras clave/Mots-Clés/Keywords por uma quebra de página. As seções secundárias seguem as mesmas normas das seções primárias, exceto pela caixa alta. As seções terciárias seguem as mesmas normas das seções secundárias, exceto pelo negrito. O primeiro parágrafo imediatamente posterior às seções não deve ter recuo; a primeira linha dos demais parágrafos deve ter recuo de 1,25cm. As seções e subseções são separadas entre si por por uma linha tamanho 11, entrelinhas 1,15. 

3.2 Citações
Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas. a) As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, entrelinhas simples e sem aspas, em fonte tamanho 10. b) As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre "aspas" duplas e incorporadas ao texto. c) Nas citações diretas, especificar no texto o ano de publicação e a(s) página(s) da fonte consultada. Estes dados devem ser colocados entre parênteses e separados por vírgula. Nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) consultada(s) é opcional, mas o ano de publicação da obra é obrigatório e deve estar entre parênteses.

3.3 Notas de Rodapé
Devem ser sintéticas e reduzidas ao máximo. Podem vir ao final da página, numeradas em sequência, em fonte tamanho 9, alinhamento justificado e entrelinhas simples.

3.4 Ilustrações:
Qualquer que seja o seu tipo (quadros, lâminas, plantas, fotografias, gráficos, organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos, mapas, retratos e outros), sua identificação deve vir na parte superior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico. O título deve ser escrito em fonte tamanho 11; entrelinhas simples; espaçamento 6pt antes e depois; alinhado à esquerda com recuo de 1,25cm à direita e à esquerda. Somente a palavra designativa da ilustração e o número de ordem devem estar em negrito, e deverão ser separados do título/legenda da ilustração por dois pontos. Ex: Figura 1: Título/legenda da figura 1; Quadro 3: Título/legenda do quadro 3). Na parte inferior, é obrigatório identificar a fonte da ilustração (mesmo que ela seja de autoria própria) usando a seguinte formatação: fonte tamanho 10; entrelinhas simples; espaçamento 6pt antes e depois.

3.5 Tabelas
Devem ser seguidas as normas de apresentação tabular do IBGE (1993) Tabelas são formas gráficas nas quais os dados numéricos se destacam como informação central. A identificação das tabelas deve vir na parte superior, precedida da palavra Tabela, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos e do respectivo título. O título da tabela deve ser escrito em fonte tamanho 11; entrelinhas simples; espaçamento 6pt antes e depois, alinhado à esquerda com recuo de 1,25cm à direita e à esquerda. Somente a palavra Tabela e o número de ordem devem estar em negrito e deverão ser separados do título da tabela por dois pontos. Ex: Tabela 1: Título da tabela 1). Indicar fontes citadas na construção da tabela e outras notas eventuais abaixo da tabela usando as mesmas regras citadas para as ilustrações. Inserir o mais próximo possível do trecho a que se referem. O conteúdo da tabela, bem como as fontes e notas, devem ser escritas em fonte tamanho 10, entrelinhas simples.

3.6 Referências
São uma seção primária e devem seguir as normas da ABNT atual (NBR 6023/2002). Devem estar dispostas em duas colunas de 7,87cm cada com distanciamento de 1,25cm; alinhadas à esquerda, fonte tamanho 10, entrelinhas simples, espaçamento 3pt antes e depois,  deslocamento de 1,25cm. Utilizar o recurso negrito para destacar o elemento título de cada publicação referenciada.

Seguem, abaixo, exemplos-base:

Livro

  • SOBRENOME, Nome abreviado; SOBRENOME, Nome abreviado. Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. Descrição física. (série ou Coleção). Notas.

Exemplo 1

PALMER, R. E. HermenêuticaLisboa: Edições 70, 1969.

Exemplo 2

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 13. ed. Tradução de E. F. Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

Capítulo de livro

  • SOBRENOME, Nome abreviado. Título do Artigo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR/EDITOR, Nome abreviado (Org./Ed.). Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. p. xx - xx (página: inicial e final separadas por hífen).

Exemplo 3
DUARTE, A. Biopolítica e resistência: o legado de Michel Foucault. In: RAGO, M.; VEIGA-NETO, A. (Orgs.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 45 - 55.

Artigos em periódicos

  • SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo. Título do periódico (abreviado ou não), Cidade de publicação, v. seguido do número do volume, n. seguido do número do fascículo, p. seguido dos números da página inicial e final (separados entre si por hífen), mês abreviado (se houver). Ano.

Exemplo 4
NACARATO, A. M.; PASSOS, C. L. B. As licenciaturas em matemática no estado de São Paulo. Horizontes, Bragança Paulista, v. 25, n. 2, p. 169 - 179, jul./dez. 2007.

Exemplo 5
SHULMAN, L. Those who understand: the knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, v. 15, n. 2, p. 4 - 14, Feb. 1986.

Exemplo 6

LAJOLO, M. Livro Didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, v. 69, n. 26, p. 3 - 7. 1996. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/issue/view/76>. Acesso em: 30 mar. 2010.

Trabalhos publicados em eventos

  • SOBRENOME, Nome abreviado. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, x. (número do evento em algarismo arábico), ano, Cidade onde se realizou o evento. Título da publicação do evento... Cidade de publicação: editora, ano de publicação. p. xx - xx. Descrição física. Notas.

Exemplo 7:
BALACHOWSKI, M. M. Trends in the statistics classroom since NCTM standards. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TEACHING OF STATISTICS, 5th, 1998, Voorburg. Proceedings... Vooburg: International Statistical Institute, 1998. v. 1, p. 75 - 76.

Exemplo 8:
VIALI, L. O Ensino de Estatística e Probabilidade nos Cursos de Licenciatura em Matemática. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, 18., 2008, Estância de São Pedro, SP. Anais... São Paulo: ABE, 2008. CD-ROM.

Dissetações e teses

SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo. Ano de depósito. Número de volumes ou folhas (Xv. ou Xf.). Dissertação (Mestrado em ...) (ou) Tese (Doutorado em ...) – Faculdade de... (ou) Instituto de..., Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa.

Exemplo 9:
PAMPLONA, A. S. A formação estatística e pedagógica do professor de matemática em comunidades de prática. 2009. 269f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. 

Homepages

  • SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo. Dados complementares (Responsável pela produção, coordenação, desenvolvimento, apresentação, etc., quando houver). Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês abreviado. Ano.

Em caso de dúvidas, acesse uma súmula das normas da ABNT para citações e referências em:

http://www.rc.unesp.br/biblioteca/arquivos/REFERENCIAS.pdf
http://www.rc.unesp.br/biblioteca/arquivos/CITACOES.pdf

 

PARA A SEÇÃO RESENHAS

O texto das resenhas, com no máximo 5 laudas, deve seguir as indicações das seções 1, 2.4 e 3 relativas às normas de elaboração e submissão para artigos. Tal texto deve vir em seguida a um cabeçalho inicial com espaçamento 1.15 entre linhas, pautado no seguinte modelo: 

  • Para o caso de resenhas de livros:

SOBRENOME DO AUTOR (em maiúsculas), Inicial(is) do(s) nome(s) do autor da obra resenhada. Título da obra resenhada (em negrito, à exceção do subtítulo, se houver). Edição, Cidade da editora: editora, ano.

Por (Autor da Resenha)

  • Para o caso de resenhas de relatórios de pesquisa (dissertações ou teses):

SOBRENOME DO AUTOR (em maiúsculas), Inicial(is) do(s) nome(s) do autor da obra resenhada. Título da Dissertação/Tese (em negrito, à exceção do subtítulo, se houver). Ano de depósito. Número de volumes ou folhas (Xv. ou Xf.). Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em ...) – Faculdade de... (ou) Instituto de..., Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa. Dissertação/Tese orientada por ... (nome do(a) orientador(a)).

                                                                      Por (Autor da Resenha)

Especial: Experimentações em Ed. Matemática

As chamadas filosofias da diferença vêm, ao longo dos anos, circulando em pesquisas em educação e educação matemática no Brasil, alimentadas pela produção de importantes pesquisadores e grupos de pesquisa espalhados pelo país. Tais filosofias não se propõem a operar como um referencial que carrega a sedimentação de uma nova interpretação do mundo ao modo de uma teoria que revela uma verdade. Ao contrário, são filosofias afinadas com uma experimentação: “Pensar é experimentar, mas a experimentação é sempre o que se está fazendo – o novo, o notável, o interessante, que substituem a aparência da verdade e são mais exigentes que ela.”, dizem Gilles Deleuze e Félix Guattari em O que é a Filosofia?. Então, como educação e educação matemática vêm experimentando com as filosofias da diferença? Que novo, que notável e que interessante vêm ganhando corpo nessas experimentações no universo da pesquisa em educação e educação matemática? Que educação e que educação matemática são produzidas na experimentação com as filosofias da diferença, que pensar e que existir? Procurando dar vazão a essas questões, a Hipátia lança a presente chamada de edição temática e convida a comunidade acadêmica a submeter trabalhos em que diferentes pesquisas e temas em educação e educação matemática sejam discutidos na transversalidade das filosofias da diferença.

Especial: Ludicidade e Ed. Matemática

A Matemática éuma das áreas mais caóticas em termos da compreensão dos conceitos pelos estudantes da Educação Básica. Nesse sentido, a ludicidade se apresenta como forma específica de contribuir para a compreensão de muitas estruturas matemáticas existentes.  É nessa direção, que esse dossiê aborda a discussão teórica no campo da ludicidade, ludificação, jogo e brincadeira na Educação Matemática, reconhecendo o potencial formativo que essas conjecturas assumem no movimento de formação, prática docente e processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Trata-se, portanto, de um espaço de divulgação científica de pesquisas e de práticas que envolvem lúdico, história e Educação Matemática.

Seção Especial: Ed. Mat. Ensino Superior

A Revista Hipátia e o Grupo de Trabalho 04 (GT04) - Educação Matemática no Ensino Superior da Sociedade Brasileira de Educação Matemática convidam educadores matemáticos a participarem de uma edição especial da revista, cujo objetivo é divulgar pesquisas a respeito do ensino e da aprendizagem da Matemática no Ensino Superior.

A Educação Matemática no Ensino Superior abrange não somente a formação de professores da área de Matemática, mas envolve a Educação Matemática em cursos como Engenharia, em EAD, Educação Indígena, entre outros, abrindo-se caminhos para um entendimento mais amplo da Matemática e de seu ensino.

Os trabalhos devem ser submetidos pelo site da revista utilizando a Seção Especial: Ed. Mat. Ensino Superior  (GT04).

Prazo para submissão: 31/12/2023

Previsão de publicação: até março de 2024 (v.8 n.2).

Editora convidada: Ângela Marta Pereira das Dores Savioli

Apresentação: Lourdes de la Rosa Onuchic

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.