A Prática de um Projeto de Extensão e sua Contribuição para a Formação Inicial do Licenciando em Matemática

Autores

  • Rogério Marques Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-8214-7342
  • Lívia Godinho Simião Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Milena Dantas da Cruz Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Patrícia Barbosa Melo Maneo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Resumo

Neste artigo, nosso principal objetivo é discutir as contribuições de um projeto de extensão para a formação inicial do professor de matemática, ao promover uma articulação entre teoria e prática e a relação entre o Ensino Superior e a Educação Básica. Essa articulação foi fomentada pela investigação e discussão sobre os conhecimentos didático-matemáticos que são mobilizados pelo professor da Educação Básica em sala de aula. Consideramos que a vivência dos licenciandos em Matemática, ao longo do projeto de extensão, contribuiu para que eles compreendessem a pesquisa como um processo importante, o que faz com que esses futuros professores apreendam o processo investigativo, desenvolvendo uma postura de pesquisador ao longo de sua formação docente.

Biografia do Autor

Rogério Marques Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Departamento de Matemática

Referências

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Publicado

2018-02-06