A atividade de extensão como possibilidade de formação musical inicial para professores de Educação Infantil

Autores

  • Fabiana Leite Rabello Mariano INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO - Campus de São João da Boa Vista

Resumo

Este relato apresenta em seu recorte o I Seminário Internacional de Educação Musical Edwin Gordon - SIDEMEG, uma das ações realizadas pelo projeto de Extensão “Formação Musical Inicial para professores da Educação infantil”, desenvolvido em 2016 no IFSP-SBV. Tem por objetivo apresentar a proposta e refletir sobre a relevância de ações de natureza cultural e artística para a formação complementar de professores do primeiro segmento da Educação Básica em projetos de extensão.

Biografia do Autor

Fabiana Leite Rabello Mariano, INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO - Campus de São João da Boa Vista

Docente, área de Artes

Referências

GORDON. Edwin. Teoria da aprendizagem musical: Competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.

MARIANO, Fabiana Leite Rabello. Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. doi:10.11606/T.48.2015.tde-14122015-153241. Acesso em: 2017-04-30.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Pedagogia e a formação de professores (as) de Educação Infantil Pro-Posições. V. 16, n.3 (48) – set./dez. 2005. Acesso em: 2017-04-30. Disponível em:

http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643684/11200

Downloads

Publicado

2018-02-06

Edição

Seção

Relato de Experiência