Rios e nascentes do município de Coxilha - Rio Grande do Sul: utilização de mapas e jogos como ferramentas para a Educação Ambiental

Autores

  • Michele Terres Cramer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
  • Rosana Corazza
  • Inaiara Baccega
  • Rochele da Cruz de Oliveira

Resumo

A educação ambiental é uma importante ferramenta para a conscientização sobre a importância da preservação e conservação do meio ambiente. O Projeto de Extensão “Rios e nascentes do município de Coxilha“ teve foco no trabalho com Educação Ambiental com crianças do 5º ano do Ensino Fundamental utilizando como materiais pedagógicos jogos e mapas construídos com ferramentas de geoprocessamento. O objetivo central do projeto foi incentivar a proteção ambiental dos arroios, rios e nascentes do município de Coxilha. A metodologia foi divida em três etapas: preparação das atividades, aplicação em sala de aula e avaliação dos resultados. Os alunos demonstraram interesse e participação ao longo da execução das atividades e os resultados permitiram verificar o aprendizado dos conteúdos e assuntos trabalhados no projeto.

Biografia do Autor

Michele Terres Cramer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

Lattes: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_impcv.trata

Referências

BRASIL, Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/ SEF, 1988. 436 p.

MEIRELLES, Maria de Sousa; SANTOS, Marly Terezinha. Educação Ambiental uma Construção Participativa. 2ª ed. São Paulo, 2005.

PHILIPPI JUNIOR, Arlindo.; PELICIONI, Maria. Educação Ambiental e Sustentabilidade. 1ª ed. Barueri-SP. Manolie, 2005.

Downloads

Publicado

2018-02-06