A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS NUMA PERSPECTIVA CTSA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS

Autores

  • Ricardo Roberto Plaza Teixeira Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Caraguatatuba
  • Adriana de Andrade Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Caraguatatuba

Resumo

Neste trabalho apresentamos algumas reflexões sobre atividades educacionais com experimentos científicos, realizadas durante o ano de 2016 no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” e do projeto de iniciação científica “Investigação e inovação sobre o uso das atividades experimentais no processo de aprendizagem nas disciplinas das ciências naturais”. Estas atividades foram realizadas em escolas do litoral norte paulista e permitiram investigar como os experimentos científicos de baixo custo auxiliam no aprendizado, despertandoa curiosidade, motivando o estudo de possíveis explicações dos fenômenos analisados, contextualizando os conteúdos abordados e possibilitando um aprofundamento acerca dos aspectos teóricos que podem explicar aquilo que é observado.

Biografia do Autor

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Caraguatatuba

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1984), graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor efetivo do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação científica, história da ciência, ensino de física, interdisciplinaridade e educação matemática.

Adriana de Andrade, Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Caraguatatuba

Estudante do curso de licenciatura em matemática, IFSP Câmpus Caraguatatuba

Referências

ANDRADE, Adriana; TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza. Oficinas de experimentos de baixo custo no ensino de física. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). 2017. Disponível em: <http://www1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0506-1.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2017.

AXT, R.; GUIMARÃES, V. H. O ensino experimental de Física em escolas de nível médio: uma tentativa de viabilizá-lo. Ciência e Cultura, n. 37, v. 1, p. 39-45, 1985.

BAGDONAS, Alexandre; ZANETIC, João; GURGEL, Ivã. Controvérsias sobre a natureza da ciência como enfoque curricular para o ensino da física: o ensino de história da cosmologia por meio de um jogo didático. 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Alexandre_Bagdonas/publication/275890749_Controversias_sobre_a_natureza_da_ciencia_como_enfoque_curricular_para_o_ensino_da_fisica_o_ensino_de_historia_da_cosmologia_por_meio_de_um_jogo_didatico/links/5548e0010cf2ebfd8e3ad0a5/Controversias-sobre-a-natureza-da-ciencia-como-enfoque-curricular-para-o-ensino-da-fisica-o-ensino-de-historia-da-cosmologia-por-meio-de-um-jogo-didatico.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2017.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais.Brasília : MEC/SEF, 1997.

KNELLER, G. F. A ciência como atividade humana. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1980.

LOPES, G. Brincando com vetores: Uma análise das grandezas vetoriais no ensino médio.Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física). São Paulo: Instituto de Física e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2001.

NARDI, R.; GATTI, Sandra R.T. Concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciências: Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas. Amazônia – Revista de educação em ciências e matemática,n.1, v.1, p.27- 39, jul./dez. 2004.

PIASSI, Luís P. C. Que Física ensinar no 2º grau? Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física). São Paulo: Instituto de Física e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1995.

STANLEY, Matt. Why should physicists study history? Physics Today, n. 69, v. 7, p. 38-44, jul. 2016.

Downloads

Publicado

2018-02-06