Docência em sala de aula: Experiência do aluno de licenciatura

Autores

  • Marcelo Velloso Heeren Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Catanduva

Resumo

A prática docente durante a formação inicial do professor é entendida atualmente como uma ferramenta valiosa para conduzir este processo de construção profissional de maneira adequada para a futura atividade docente. Além disso, a reflexão sobre esta prática também se revela como uma ação inerente à atuação do professor e pode ser realizada e conduzida coletivamente e individualmente. Através de uma análise empírica das ações pedagógicas realizadas ao longo do período letivo bem como dos relatos de experiência dos alunos de licenciatura em química ao lecionar no cursinho popular preparatório para o ENEM, pudemos perceber que esta experiência docente se mostrou positiva em relação à formação humana e profissional dos mesmos inerentes ao contexto escolar e educacional. Desta forma, o objetivo do presente relato de experiência é apresentar todas as ações realizadas pelos docentes do cursinho popular durante o projeto, informando os problemas enfrentados por esses discentes na vivência docente em áreas diferentes de sua formação, bem como as soluções encontradas e aplicadas por eles.

Referências

Vaillant, Denise. Formación inicial del profesor para las escuelas del mañana. Revista Diálogo Educ., Curutiba, v.12, n35, p. 167-186, 2012.

COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. Relationships of Knowledge and Practice: Teacher Learning in Communities. In: Pearson, A. I.-N. A. P. D. (Ed.). Washington: American Educational Research Association, 1999a. v. Review of Research in Education, p. 249-305.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2018-02-06

Edição

Seção

Relato de Experiência