DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Emerson Rogério de Oliveira Jr IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O objetivo deste projeto, que está em seu quinto ano de execução, é estimular o raciocínio lógico de estudantes do ensino fundamental do Município de Sertão-RS. Para estimular o raciocínio lógico, nos dois primeiros anos foram utilizadas oficinas matemáticas alternadas com softwares educacionais; no terceiro ano foi acrescentado o desenvolvimento de um protótipo de software que abordava atividades lógicas e, no quarto e quinto anos, as atividades realizadas envolveram a linguagem de programação Scratch. A metodologia de execução das atividades prevê que os estudantes das escolas sejam divididos em grupos de, no máximo um aluno por computador e os bolsistas aplicam e acompanham a execução das atividades preparadas a estes grupos. São observadas questões como a rapidez na execução e o grau de dificuldade das tarefas. Como resultados alcançados nos cinco anos, com a análise dos boletins escolares, verificou-se que a maioria dos estudantes atendidos apresentou uma maior rapidez na execução das tarefas, indicando que o raciocínio lógico foi estimulado. Com este projeto estamos contribuindo para a formação destas pessoas, fazendo com que se tornem cidadãs, participando como agentes atuantes da sociedade na qual se encontram inseridas.

Biografia do Autor

Emerson Rogério de Oliveira Jr, IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Professor da área de Informática

Diretoria de Ensino

Referências

EDUMATEC. Disponível em http://www2.mat.ufrgs.br. Acesso em 01/03/2017.

MOURA, J. F. O Ensino da Matemática nas Classes de Alfabetização: como é? Como deveria ser? Disponível em < http://www.pedagog ia.com.br/artigos/matematicanaalfabetizacao/> Acesso em 01/03/2017.

SOUZA, M. Ensino de Algoritmos Apoiado pelo uso de Jogos Digitais Educativos. RENOTE–Revista Novas Tecnologias em Educação, v11, n.3, dez.2013.

TUXMATH. TuxMath. Disponível em < http://tuxmath.br.uptodown.com/>. Acesso em 12/05/2016.

VENTORINI, A. E. e FIOREZA, L. A. O Software SCRATCH: uma contribuição para o ensino e a aprendizagem da Matemática. IV EIEMAT. Anais. Santa Maria, ago. 2014.

Downloads

Publicado

2018-02-06